Para entender o ranking
Para entender o ranking Top Atuarial – Fundos de Pensão – Edição 239
O ranking Top Atuarial dos fundos de pensão é publicado anualmente pela revista Investidor Institucional, apresentando as informações dos fundos de pensão brasileiros referenciadas na data de dezembro de 2011. Os dados foram encaminhados diretamente pelas fundações.
Para entender os perfis publicados nesta versão do ranking, leia nos parágrafos abaixo as explicações sobre cada abreviatura usada, assim como o significado dos números que acompanham o nome de cada dirigente.
No item investimentos, o primeiro número expressa o valor em reais do programa de investimentos e consolida todos os fundos geridos pela fundação.
Os porcentuais, publicados na sequência, representam a distribuição dos recursos da carteira de investimentos, de acordo com o tipo de aplicação. As abreviaturas “RF”, “RV”, “IE”, “IM”, “EP” e “O” significam, respectivamente, “Renda Fixa”, “Renda Variável”, “Investimentos Estruturados”, “Imóveis”, “Empréstimos aos Participantes” e “Outros”.
As abreviaturas “BD”; “CD”; e “CV”, por sua vez, significam planos de “Benefício Definido”, de “Contribuição Definida” e de “Contribuição Variável”, respectivamente. Com os dados, é possível a aferição de quanto dos investimentos totais de cada fundação estão alocados em cada modalidade de plano.
No item “rentabilidade”, o primeiro número refere-se ao rendimento médio obtido no conjunto de carteiras de investimento ao longo do ano. Publicado logo abaixo, há indicações das rentabilidades das carteiras de “RF”; “RV”; “IE”; “IM”; “EP”; e “O”, assim como das rentabilidades dos planos de “BD”; “CD”; e “CV” no ano.
O ranking traz informações sobre os principais gestores externos contratados pela fundação, além do porcentual dos recursos sob gestão terceirizada e o porcentual sob gestão própria. Na sequência, temos a informação sobre o nome do custodiante.
Uma inovação em relação às versões anteriores do ranking é a publicação da política de investimentos, que representa a tendência apresentada para a estratégia das aplicações. Dessa forma, o ranking não trata apenas de um raio-X da posição de 31 de dezembro de 2011, mas aponta a estratégia perseguida ao longo de 2012/2013 para a geração de valor.
Os dados apontam, grosso modo, se havia intenção de manter, estudar, reduzir ou ampliar o peso de cada segmento na política de investimentos. Dessa forma, os símbolos >>>; >>; ~>; <>; ~<; <<; e <<< representam, respectivamente, a intenção de ampliar fortemente; ampliar moderadamente; estudar investimentos; manter; estudar desinvestimentos; reduzir moderadamente; e reduzir fortemente.
O ranking informa o volume total de reservas e, no item superávit/déficit, o primeiro número expressa o valor em reais apurado no ano. Na linha abaixo, mostramos qual o porcentual desse superávit ou desse déficit gerado por planos BD e qual o porcentual gerado por planos CV.
Em participantes, o primeiro número indica o total de participantes e os porcentuais de ativos e de assistidos, assim como dos inscritos nos planos “BD”, “CD” e “CV”.
Outra informação é se a fundação conta apenas com uma patrocinadora ou se é multipatrocinado. No primeiro caso, é expresso o nome da companhia. Na segunda hipótese, o ranking traz o nome da principal patrocinadora.
No último item do perfil, informamos os nomes do presidente, diretor de investimentos e diretor de benefícios, seguidos do ano em que ele assumiu o cargo e da informação se é ou não participante do fundo de pensão.