Mais informação e transparência

Edição 147

Nesta edição, publicamos pelo 4º ano consecutivo o ranking dos fundos de pensão fechados com a posição que cada um deles ocupava ao final de 2003. Além da posição de cada um na lista pelo patrimônio total, também apresentamos ao leitor uma radiografia total da maioria dos grandes e médios fundos, com informações detalhadas sobre patrimônio, exigível atuarial, investimentos, rentabilidade, metas atuariais, equilíbrio técnico e perfil dos participantes.
Acreditamos disponibilizar, com esse ranking, um conjunto de dados de extrema relevância para aqueles que lidam com esse tipo de informação. Lamentamos, apenas, que nem todas as fundações tenham enviado ao dados dos seus balanços de 2003, impossibilitando o sistema de uma leitura mais completa. Acreditamos, porém, que no próximo ano a crescente maturidade das fundações permitirá uma coleta mais abrangente de dados.
Ainda nesta edição, temos uma notícia que deve dar o que falar no sistema. Trata-se da decisão da Telemar entrar com pedido de criação do seu próprio fundo de pensão junto à SPC, migrando para ele os dois planos que patrocina hoje na Sistel, um de CD e outro de BD. Ninguém quis falar oficialmente sobre o assunto, aceitando explicar a decisão apenas sob a condição de anonimato, mas a decisão já existe e é irreversível, segundo essa fonte. Patrocinadoras do porte de uma Telemar, uma Telefonica e uma Brasil Telecom não querem continuar a conviver num mesmo multipatrocinado, e têm razões para isso. A primeira é o tamanho de cada uma delas, que não justifica o figurino do multipatrocinado, indicado principalmente para pequenas empresas. A segunda razão é o fato de serem, de fato, concorrentes no mercado e até oponentes em certos assuntos, como é o caso da administração do fundo CVC pelo banco Opportunity.
Não bastasse a notícia do pedido de criação do fundo de pensão da Telemar, ainda temos uma outra complementar: a de que a sua presidência deve ser dada a Fernando Pimentel, que desde o início do ano tinha deixado, na prática, a direção da Sistel. Ele não quis confirmar a notícia, mas fontes da revista garantiram que o convite foi feito e ele tende a aceitar. A confirmar.